1990S in Oesquema Ka-Kaos!
Arquivo: Marcelo Krasilcic
Marcelo Krasilcic, fotógrafo brasileiro radicado nos EUA, lança “1990s”, nessa sexta, na SP-Arte. O livro, que na verdade são dois, foi editado pela Cosac Naify e apresenta imagens realistas que viraram sua marca registrada, assim como a da década que ele retratou. Confira o papo que bati com ele sobre o trabalho:
Como você se descobriu fotógrafo?
Eu me apaixonei pela fotografia no momento em que descobri o quanto é
possível se comunicar através dela. Com o passar do tempo admiro cada vez
mais o quão sútil e refinada a linguagem fotográfica pode ser. Em 91 tive
uma leitura de tarot na qual me foi sugerido incorporar as questões que eu
estava tendo na minha vida a minha fotografia. A partir daí que realmente
desenvolvi uma linguagem própria no meu trabalho.
possível se comunicar através dela. Com o passar do tempo admiro cada vez
mais o quão sútil e refinada a linguagem fotográfica pode ser. Em 91 tive
uma leitura de tarot na qual me foi sugerido incorporar as questões que eu
estava tendo na minha vida a minha fotografia. A partir daí que realmente
desenvolvi uma linguagem própria no meu trabalho.
O livro reune imagens registradas ao longo de quanto tempo?
São imagens de 1991 até 2001. Eu considero que a década de 90 acabou mesmo
depois do 11 de setembro.
São imagens de 1991 até 2001. Eu considero que a década de 90 acabou mesmo
depois do 11 de setembro.
Você já tinha a vontade de montar um livro enquanto as clicava?Não, pelo contrário. Eu sempre busco estar no presente e criar novos
trabalhos. Porém com o passar do tempo e como não havia internet na década
de 90, eu senti uma grande necessidade de reapresentar ao mundo tantas
imagens que definiram quem eu sou como fotografo e ajudaram a definir a
década de 90.
trabalhos. Porém com o passar do tempo e como não havia internet na década
de 90, eu senti uma grande necessidade de reapresentar ao mundo tantas
imagens que definiram quem eu sou como fotografo e ajudaram a definir a
década de 90.
Fale um pouco sobre o formato do livro. Qual a ideia por trás dele?Eu queria que as fotos horizontais e as verticais tivessem o mesmo tamanho. Por isso resolvi fazer dois volumes, um em cada formato. Porém, queria manter a idéia de um só livro e o imã escondido nas capas de trás resolveram essa questão. Quando voce tira os dois volumes da caixa, eles saem como um só. Além disso, o imã tem uma interpretação romantica e até sexual. Dois que são um e que mesmo separados sempre tem uma força os atraindo.
Você sente falta de morar no Brasil?Eu amo o Brasil. Tenho um apartamento em São Paulo e apesar de passar boa
parte do meu tempo em Nova York, sempre estou por aí.
parte do meu tempo em Nova York, sempre estou por aí.
Quais os fotógrafos mais importantes na sua formação imagética?Nan Goldin, Larry Clark e Nobuyoshi Araki foram uma grande influência pois legitimizaram uma linguagem fotografica que permitiu uma maior liberdade estética a vários fotógrafos da minha geração.
Quem você gostaria de fotografar que ainda não fez?Uau, tem muita gente que eu ainda não fotografei! Recentemente fotografei a
Rogéria para a revista espanhola Candy. Fiquei mais de um ano atras dela até
conseguir fechar uma data mas valeu super a pena. Ela foi maravilhosa!
Rogéria para a revista espanhola Candy. Fiquei mais de um ano atras dela até
conseguir fechar uma data mas valeu super a pena. Ela foi maravilhosa!
Três palavras que representam o que os anos 90 foram pra você.Prefiro uma frase que eu uso bastante para definir a década: Foi uma época cheia de incertezas. Mas também uma época em que tudo parecia possível.
written by Kátia Lessa.
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